Tipo de ração e armazenamento

21/11/2018

A Ração é definida como um conjunto de matérias primas balanceadas de tal forma a atender às exigências do coelho a nível de proteína bruta, matéria fibrosa, energia, vitaminas, minerais e outros.

É claro que cada espécie animal possui exigências nutricionais diferentes, no entanto, dentro de uma mesma espécie, que neste caso são os coelhos, podemos considerar suas fases do desenvolvimento.

Primeiro, a ração para coelhos apresenta-se na forma de pellets, ideal para a espécie, pois implica em um maior aproveitamento do nutriente pelo animal, evitando a segregação de alguns ingredientes.

 

Onde guardar a ração?

 

A ração deverá ser armazenada em local seco e arejado, protegido do sol e da umidade.

Aconselha-se armazenar os sacos de ração em cima de estrados de madeira a uma altura mínima de 15 cm do piso e uma distância de 30 cm da parede.

O ideal é manter o estoque por no máximo uns 30 dias, pois assim evitam-se fungos, bolores, além da provável volatilização e oxidação dos nutrientes.

 

Qual o volume diário de ração para o coelho?

 

A quantidade dependerá da raça de cada coelho, no entanto, para termos uma referência utilizaremos como parâmetro as raças médias.

No caso dos machos, após atingir a idade adulta, deverão receber 110 gramas por dia durante sua vida útil.

As fêmeas deverão receber entre 120 gramas e 150 gramas por dia, desde que não estejam em processo de gestação, pois nesse caso, a quantidade é diferente e pode variar entre 180 a 400 gramas por dia.

Já para os láparos (filhotes de coelho), a alimentação sólida começa após o 18º a 20º dia aproximadamente, com uma quantidade entre 10 gramas e 40 gramas ao dia até o desmame;

Após o desmame, fornecer cerca de 80 a 120 gramas por dia, lembrando, mais uma vez, que estas quantidades de ração têm como referência as raças médias.

Finalmente, caso seu coelho for de raça gigante, mini ou anã, e quiser saber mais sobre a alimentação dele e quantidades ao dia, entre em contato comigo!

 

 

 

 

 

Please reload

Últimas postagens 

Tipo de ração e armazenamento

21/11/2018

Cuidados sanitários dos coelhos

12/11/2018

O Gigante de Bouscat

25/10/2018

1/1
Please reload

Estrada Turística da Angolana Nº 257

São Roque/SP  CEP 18130-970

Tel. 11 9.4233-2001

Siga-me

  • HEINRICH DEWALD PARASCHIN
  • HEINRICH DEWALD PARASCHIN
  • HEINRICH DEWALD PARASCHIN

©2018 - Heinrich Dewald Paraschin.

Comuni4