Tipo de ração e armazenamento
21/11/2018
A Ração é definida como um conjunto de matérias primas balanceadas de tal forma a atender às exigências do coelho a nível de proteína bruta, matéria fibrosa, energia, vitaminas, minerais e outros.
É claro que cada espécie animal possui exigências nutricionais diferentes, no entanto, dentro de uma mesma espécie, que neste caso são os coelhos, podemos considerar suas fases do desenvolvimento.
Primeiro, a ração para coelhos apresenta-se na forma de pellets, ideal para a espécie, pois implica em um maior aproveitamento do nutriente pelo animal, evitando a segregação de alguns ingredientes.

Onde guardar a ração?
A ração deverá ser armazenada em local seco e arejado, protegido do sol e da umidade.
Aconselha-se armazenar os sacos de ração em cima de estrados de madeira a uma altura mínima de 15 cm do piso e uma distância de 30 cm da parede.
O ideal é manter o estoque por no máximo uns 30 dias, pois assim evitam-se fungos, bolores, além da provável volatilização e oxidação dos nutrientes.
Qual o volume diário de ração para o coelho?
A quantidade dependerá da raça de cada coelho, no entanto, para termos uma referência utilizaremos como parâmetro as raças médias.
No caso dos machos, após atingir a idade adulta, deverão receber 110 gramas por dia durante sua vida útil.
As fêmeas deverão receber entre 120 gramas e 150 gramas por dia, desde que não estejam em processo de gestação, pois nesse caso, a quantidade é diferente e pode variar entre 180 a 400 gramas por dia.
Já para os láparos (filhotes de coelho), a alimentação sólida começa após o 18º a 20º dia aproximadamente, com uma quantidade entre 10 gramas e 40 gramas ao dia até o desmame;
Após o desmame, fornecer cerca de 80 a 120 gramas por dia, lembrando, mais uma vez, que estas quantidades de ração têm como referência as raças médias.
Finalmente, caso seu coelho for de raça gigante, mini ou anã, e quiser saber mais sobre a alimentação dele e quantidades ao dia, entre em contato comigo!

Últimas postagens