• Heinrich Dewald Paraschin

Hámster



Peso: entre 50 e 150 gramas.

Tamanho: entre 7 e 13 cm.

Vivem entre 2 e 3 anos.

Fáceis de cuidar, independentes e muito simpáticos.



O Hámster é um mamífero roedor adaptado como bichinho de estimação. Talvez sua principal característica é que já nascem com os dentes desenvolvidos.

Outras características são seu corpo robusto, grande bolsa facial que lhe permite acumular comida, orelhas longas e o rabo bem curto.

Como são bastante independentes, manter um Hámster em casa é possível sem muitas preocupações ou cuidados, com exceção da alimentação, que sim deve ser bem específica.

A dieta consiste em um cardápio não muito amplo, com alguns tipos de verduras, lugumes e frutas.

No caso das verduras é ótimo o brócolis, o repolho e a couve-flor. Já no caso dos legumes, a abóbora e a cenoura. Logo, no caso das frutas, o ideal é banana e maçã, porém, muito cuidado com as sementes. Acontece que eles gostam muito delas, mas se consumidas em excesso podem provocar problemas graves na saúde do bichinho.

Tente também de oferecer sementes de girassol, mas em pouquíssima quantidade. Lembre-se que o sistema digestivo do Hámster é frágil, portanto, todo excesso em sua dieta é muito prejudicial.

Por último, enquanto aos seus hábitos, eles têm comportamento noturno, sendo bem ativos e precisando roer sempre, pois assim evitam que seus dentes cresçam demais. Gostam muito de dormir durante o dia e por isso é bem importante e recomendável habilitar uma gaiola com espaço suficiente, rodinha incluída, para correr, facilitando sua movimentação e gasto de energia.



0 visualização