• Heinrich Dewald Paraschin

Porquinho da Índia


Peso entre 600 e 900 gramas.

Tamanho: entre 20 e 25 cm.

Vivem entre 5 e 6 anos.

São dóceis, carinhosos e muito sociáveis.


O Porquinho da Índia não é uma espécie originária da Índia como seu nome sugere. Ele tem sua origem na América do Sul.

Trata-se de uma raça perfeita para quem mora em espaços pequenos ou apartamento, pois são bichinhos dóceis, sociáveis e gostam muito de receber carinho. No entanto, para se ter um deles, é preciso adotar e manter certos cuidados.

Primeiro, são animais herbívoros, portanto, sua base alimentar é composta de feno, frutas e verduras, além da ração específica que pode ser encontrada em lojas especializadas.

Naturalmente se sentem presa de outras espécies, pelo qual é importante desenvolver a confiança com o dono e garantir seu próprio espaço. Caso ele não sinta essa relação ou se sinta ameaçado, sua primeira reação será fugir. Por esse motivo, se o dono tiver outros animais de estimação em casa, prepare um lugar somente para ele e tente mantê-lo em segurança e com higiene. Aliás, sobre este último aspecto, o Porquinho da Índia é uma raça bem limpinha. Geralmente aprendem a fazer suas necessidades em um único lugar, portanto, a limpeza do seu espaço é de extrema importância.

Outro ponto muito importante é que a comida e a água, além de sempre limpas e frescas, devem ser preparadas em reservatórios específicos e apropriados para ele.

A gaiola também deve ser apropriada, preferencialmente de um "único andar", para poder caminhar bastante nela sem ferir as patinhas.

Por último, outra característica interessante, é seu hábito diurno. A diferença da grande variedade de raças de roedores com hábito noturno, o Porquinho da Índia gasta muita energia durante o dia e, mesmo assim, costuma cochilar, inclusive várias vezes, pelo qual é importante respeitar seu sono e seu espaço.





1 visualização